Procerva

Notícias

Por em Sem categoria 0

3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja

3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja

1. O QUE É A COMPETIÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIO DE CERVEJA
A 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja (3ª CPNC) é uma iniciativa inovadora no mercado cervejeiro brasileiro. Trata-se de uma competição de planos de negócios cervejeiros baseada no discurso de venda conhecido como “Pitch de Elevador” ou “Discurso de Elevador”, para vender uma idéia ou um projeto para um possível cliente ou investidor. O conceito do “Pitch de elevador” tem a origem no questionamento: se você encontrasse um investidor/cliente no elevador, o que você diria sobre o seu negócio no tempo do elevador chegar no andar desta pessoa? O que faz de você e do seu negócio diferentes e interessantes? O seu projeto aborda algum problema real? Qual a vantagem? Como vocês podem continuar esta conversa?

Uma iniciativa conjunta do Pete Slosberg da Pete’s Brewing Company (Palo Alto, CA, USA), da Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau, SC, Brasil), da PROCERVA (Associação Paranaense das Micro Cervejarias, PR, Brasil), e da Pós-Graduação da Universidade Positivo (Curitiba, PR, Brasil) e esta terceira edição ocorre durante o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal (FCCA 2018) que acontece de 25 de agosto a 02 de setembro em Curitiba.

2. OBJETIVOS
A 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja (3ª CPNC) tem como objetivos:
– Estimular a cultura do empreendedorismo e a criatividade no mercado cervejeiro;
– Promover a prática do planejamento empresarial com a estruturação escrita e oral de
idéias;
– Contribuir para que as novas empresas neste ramo possam nascer e se formar de
maneira bem planejada;
– Incentivar o espírito de participação com o contato com outros participantes, juízes e
possíveis investidores na platéia;
– Treinar a busca de apoiadores (investidores, parceiros, clientes) para projetos.

3. PÚBLICO-ALVO
– A 3ª CPNC se destina a estimular novos empreendimentos independentes ainda em fase de planejamento, start-ups, ou fase de desenvolvimento inicial (até dois anos após a constituição da empresa), portanto tem como público alvo específico estudantes de cursos técnicos, de sommelier, graduação, pós graduação e empreendedores que desejam constituir ou constituíram há menos de dois anos uma empresa no ramo cervejeiro. Pode ser um pub, bar, beer truck, microcervejaria, escritório de design de rótulos, escola, envasadora independente, consultor, sommelier, etc.
– A 3ª CPNC admite participação individual ou em equipe de até 4 pessoas, sendo que, neste caso, um dos membros da equipe deve ser indicado como líder responsável.
– Cada participante poderá fazer parte de mais de 1 Plano de Negócio.
– Todos os participantes devem ter pelo menos 18 anos completos.

4. ETAPAS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A 3ª CPNC será composta de duas etapas de avaliação:
– Primeira Etapa: Pré-avaliação dos Planos de Negócio escritos.
Nessa etapa o participante deverá elaborar e enviar um sumário executivo do plano de negócios de 1 a 2 páginas contendo as informações básicas do modelo do negócio. Uma Comissão Avaliadora fará a avaliação dos Formulários dos Planos de Negócio enviados pelos candidatos. Nesta etapa os candidatos poderão ou não ser classificados para a segunda etapa. Não haverá nota ou pontuação para os Planos de Negócios escritos. Apenas um email informando se o candidato passou ou não para a segunda etapa da competição. A inscrição para a primeira etapa ocorrerá apenas online no
prazo de 10 a 20 de agosto.
– Segunda Etapa: Avaliação da Apresentação Oral dos Planos de Negócios.
Nesta etapa, o participante que passar na primeira etapa deverá fazer uma apresentação oral de curta duração (entre 4 a 5 minutos), com ou sem o uso de “Pitching Deck” (apresentação de slides) para defender o Plano de Negócios para a Comissão Avaliadora. Rótulos de cerveja e/ou as artes da empresa podem fazer parte da apresentação para mostrar como se integram (ou não) na história da marca. A apresentação não deve incluir informações sobre os ingredientes ou processos de fabricação, a menos que seja algo realmente único ou muito relevante.

Após a apresentação os juízes da comissão avaliadora farão perguntas e darão um feedback do Pitch de Elevador. Esteja preparado para discutir durante as perguntas, coisas como Branding, estratégia Go-to-Market, Promoção, finanças e estratégia de Manufacturing (plano de dimensionamento de capacidade inicial e crescimento), etc.

Os participantes da segunda etapa já são vencedores, pois foram escolhidos para apresentar seus projetos e irão receber um feedback positivo dos juízes para melhorar o seu Pitch, agregando muito ao Plano de Negócios. A Comissão Avaliadora será responsável pela definição final dos vencedores da Competição. Esta segunda etapa ocorrerá na Sexta-feira, dia 30 de agosto 13:00 às 19:00 na Universidade Positivo sede Campus Ecoville e será aberta ao público e contará com a presença de possíveis investidores.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O Plano de Negócios escrito (de 1 a 2 páginas) e o Pitch de Elevador (duração de 4 a 5 minutos) devem responder e elaborar de forma clara e concisa com base nas seguintes questões:
– Qual a necessidade/problema que você deseja resolver?
– Quem é seu público alvo?
– Quais os benefícios do seu serviço/produto, ele resolve a necessidade?
– Qual o seu diferencial/ inovação?
– Qual o potencial e o que você espera com esse discurso?

Os juízes irão avaliar cada participante/equipe com base em quão convincente foi a apresentação do seu Plano de Negócio, se o juiz ficou querendo saber mais sobre a empresa como um potencial investidor. As melhores apresentações são aquelas que captam a atenção de um investidor a ponto dele querer de marcar uma reunião de acompanhamento para uma discussão mais aprofundada por acreditar que esta empresa representa um bom investimento.

6. PREMIAÇÃO
Os vencedores serão anunciados no próprio dia 30 de agosto após as apresentações na Universidade Positivo sede Campus Ecoville.

Serão premiados os três primeiros colocados da seguinte maneira:
1º Colocado:
* Consultoria individual e detalhada com o Pete Slosberg
* 1 vaga gratuita para o curso “Como montar a sua cervejaria” da ESCM em Blumenau, SC (devendo realizar o curso até julho de 2019) + Hospedagem em Blumenau no período do curso (Hotel em quarto simples c/ café da manhã) + Ajuda de custos para alimentação no período do curso (R$ 30,00/dia)
* 50% de desconto para o curso de Pós-Graduação “Gestão e Tecnologia da Cerveja” da Universidade Positivo em Curitiba, PR (válido até julho de 2019)

2º Colocado:
*Cheque no valor de R$ 1.200,00 em cursos da ESCM (válido até julho de 2019)
* 30% de desconto para o curso de Pós-Graduação “Gestão e Tecnologia da Cerveja” da Universidade Positivo em Curitiba, PR (válido até julho de 2019)

3º Colocado:
* Cheque no valor de R$ 600,00 em cursos da ESCM (válido até julho de 2019)
* 10% de desconto para o curso de Pós-Graduação “Gestão e Tecnologia da Cerveja” da Universidade Positivo em Curitiba, PR (válido até julho de 2019)

7. COMISSÃO AVALIADORA
A Comissão avaliadora será formada por quatro membros altamente qualificados:
Pete Slosberg: Mentor oficial com a SCORE uma organização que promove aconselhamento gratuito e ilimitado à qualquer pessoa negócios. Em 1986 fundou de Pete’s Brewing Company para produzir cervejas de classe mundial e se divertir fazendo isso. A Pete’s Brewing foi a segunda maior cervejaria artesanal no país e teve 10 anos consecutivos de crescimento anual superior a 100%, produzindo até 500.000 hl/ano até ser vendida.
Carlo Bressiani: Sommelier de Cervejas pela Doemens/ESCM, Engenheiro Civil Pela Universidade Regional de Blumenau, MBA em Gestão de Negócios Industriais cabelo Instituto Químico de Sarriá e Doutor em Finanças pela Universitat Ramon Llull. Palestrante sobre Mercado de Cervejas na América Latina, Consultor Especialista na área de Reestruturação Financeira de Empresas e professor universitário. Diretor Geral da Escola Superior de Cerveja e Malte e da Faculdade EPICA em Blumenau, SC.
Ronaldo Flor: Formado em Psicologia pela UNG, Pósgraduado em Psicoterapia Reichiniana pelo Instituto Sedes Sapiente, em Administração pela FAAP e com M.B.A. empresarial pela Dom Cabral/Kellogg. Atualmente Sócio Proprietário da Cervejaria Gaudenbier de Curitiba, PR e Conselheiro das empresas Oxford Porcelanas S.A. e Hunter Fan Co.
Leonardo Jianoti: Economista, empresário e investidor-anjo em diferentes companhias nascentes através da Curitiba Angels e Sócio-fundador da CWB Capital, casa de investimentos especializada em avaliação e venda de empresas, fusões e aquisições e gestão de participações em novos negócios.

8. INSCRIÇÕES
– Cada inscrição tem o valor de R$50,00 + R$4,00 taxas
– O participante individual ou líder da equipe deverá se cadastrar e realizar o pagamento apenas on-line, no período de 10 a 20 de agosto de 2018, apenas pelo
endereço eletrônico: www.3cpnc.eventbrite.com.br
– O participante individual ou líder da equipe deverá enviar o Sumário Executivo do Plano de Negócios em formato pdf no período de 10 a 20 de agosto de 2018 apenas
para o email coord.cervejas@up.edu.br com o Assunto: 3CPNC_”Título do Projeto”

9. DATAS IMPORTANTES
– 06/08/2018 Divulgação do Regulamento da 3ªCPNC
– 10 a 20/08/2018 Inscrição, pagamento e envio do Sumário Descritivo escrito
– 22/08/2018 Confirmação de participação na Segunda Etapa
– 30/08/2018 Segunda Etapa – Apresentações Orais
– 30/08/2018 Divulgação dos Vencedores

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
– Somente serão consideradas as inscrições que estiverem em conformidade com as normas estabelecidas neste Regulamento e devidamente pagas e Sumários Executivos enviados até as 23:30 da data limite de 20/08/2018.
– A 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja se reserva o direito de usar qualquer material preparado para a 3ª CPNC para promoção e divulgação do evento. A 3ª CPNC poderá filmar a competição e usar qualquer parte das filmagens para divulgação.
– As apresentações orais e sessões de perguntas e respostas, são abertas ao público em geral. Quaisquer dados ou informações divulgadas ou discutidos em sessões públicas por participantes devem ser consideradas informações que podem possivelmente entrar no domínio público e os participantes não devem assumir qualquer direito de confidencialidade de quaisquer dados ou informações discutidas, divulgados ou apresentados nestas sessões.
– A 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja não se responsabiliza por direitos autorais do material apresentado pelos participantes.
– Casos omissos, dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento, serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 3ª Competição de Planos de Negócio
de Cerveja.
– Dúvidas e questões devem ser enviadas para o e-mail: eventos@procerva.com.br

Curitiba, PR, 06 de agosto de 2018
Comissão Organizadora da 3ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja

11. ANEXO
Exemplos:
1. www.youtube.com/watch?v=V88cK-aYKow&app=desktop
2. www.youtube.com/watch?v=hTnQKWN9fz8
3. www.mude.nu/elevator-pitch-apresente-se-no-tempo-de-uma-viagem-de-elevador
4. www.negociodozero.com.br/como-criar-um-elevator-pitch-eficiente

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *