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Inscrições abertas para o 2ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja

Estão abertas as inscrições para o 2ª Competição de Planos de Negócio de Cerveja.

Inscrições pelo site: www.2cpnc.eventbrite.com.br  

Informações pelo email: [email protected]

O regulamento pode ser baixado aqui.

REGULAMENTO

  1. O QUE É A COMPETIÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIO DE CERVEJA

A 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja (2a CPNC) é uma iniciativa inovadora no mercado cervejeiro brasileiro. Trata-se de uma competição de planos de negócios cervejeiros baseada no discurso de venda conhecido como “Pitch de Elevador” ou “Discurso de Elevador”, para vender uma idéia ou um projeto para um possível cliente ou investidor. O conceito do “Pitch de Elevador” tem a origem no questionamento: se você encontrasse um investidor/cliente no elevador, o que você diria sobre o seu negócio no tempo do elevador chegar no andar desta pessoa? O que faz de você e do seu negócio diferentes e interessantes? O seu projeto aborda algum problema real? Qual a vantagem? Como vocês podem continuar esta conversa?

 

Uma iniciativa conjunta do Pete Slosberg da Pete’s Brewing Company (Palo Alto, CA, USA), Carlo Bressiani da Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau, SC, Brasil) e da PROCERVA (Associação Paranaense das Micro Cervejarias), esta segunda edição ocorre durante o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal (FCCA 2017) de 05 a 13 de agosto em Curitiba.

 

  1. OBJETIVOS

A 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja (2a CPNC) tem como objetivos:

– Estimular a cultura do empreendedorismo e a criatividade no mercado cervejeiro;

– Promover a prática do planejamento empresarial com a estruturação escrita e oral de  idéias;

– Contribuir para que as novas empresas neste ramo possam nascer e se formar de maneira bem planejada;

– Incentivar o espírito de participação com o contato com outros participantes, juízes e possíveis investidores na platéia;

– Treinar a busca de apoiadores (investidores, parceiros, clientes) para projetos.

 

  1. PÚBLICO-ALVO

– A 2a CPNC se destina a estimular novos empreendimentos independentes ainda em fase de planejamento, start-ups, ou fase de desenvolvimento inicial (até dois anos após a constituição da empresa), portanto tem como público alvo específico estudantes de cursos técnicos, de sommelier, graduação, pós graduação e empreendedores que desejam constituir ou constituiram há menos de dois anos uma empresa no ramo cervejeiro. Pode ser um pub, bar, beer truck, microcervejaria, escritório de design de rótulos, escola, envasadora independente, consultor, sommelier, etc.

– A 2a CPNC admite participação individual ou em equipe de até 4 pessoas, sendo que, neste caso, um dos membros da equipe deve ser indicado como líder responsável.

– Cada participante poderá fazer parte de mais de 1 Planos de Negócio.

– Todos os participantes devem ter pelo menos 18 anos completos.

 

  1. ETAPAS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

A 2a CPNC será composta de duas etapas de avaliação:

  • Primeira Etapa: Pré-avaliação dos Planos de Negócio escritos.

Nessa etapa o participante deverá elaborar e enviar um sumário executivo do plano de negócios de 1 a 2 páginas contendo as informações básicas do modelo do negócio. Uma Comissão Avaliadora fará a avaliação dos Formulários dos Planos de Negócio enviados pelos candidatos. Nesta etapa os candidatos poderão ou não ser classificados para a segunda etapa. Não haverá nota ou pontuação para os Planos de Negócios escritos. Apenas um email informando se o candidato passou ou não para a segunda etapa da competição. A inscrição para a primeira etapa ocorrerá apenas online no prazo de 08  a 24 de julho.

  • Segunda Etapa: Avaliação da Apresentação Oral dos Planos de Negócios.

Nesta etapa, o participante que passar na primeira etapa deverá fazer uma apresentação oral de curta duração (entre 4 a 5 minutos), com ou sem o uso de “Pitching Deck” (apresentação de slides) para defender o Plano de Negócios para a Comissão Avaliadora. Rótulos de cerveja e/ou as artes da empresa podem fazer parte da apresentação para mostrar como se integram (ou não) na história da marca. A apresentação não deve incluir informações sobre os ingredientes ou processos de fabricação, a menos que seja algo realmente único ou muito relevante.

 

Após a apresentação os juízes da comissão avaliadora farão perguntas e darão um feedback do Pitch de Elevador. Esteja preparado para discutir durante as perguntas, coisas como Branding, estratégia Go-to-Market, Promoção, finanças e estratégia de Manufacturing (plano de dimensionamento de capacidade inicial e crescimento), etc.

 

Os participantes da segunda etapa já são vencedores, pois foram escolhidos para a segunda etapa e irão  receber um feedback positivo dos juízes para melhorar o seu Pitch, agregando muito ao Plano de Negócios. A Comissão  Avaliadora será responsável pela definição final do vencedor da Competição. Esta segunda etapa ocorrerá na Sexta-feira, dia 11 de agosto durante o Congresso Técnico do Festival Paranaense das Cervejas Artesanais em Curitiba, PR no Auditório do Museu Oscar Niemeyer das 9 as 12 h e será aberto ao público e contará com a presença de possíveis investidores.

 

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O Plano de Negócios escrito (de 1 a 2 páginas) e o Pitch de Elevador (duração de 4 a 5 minutos) devem responder e elaborar de forma clara e concisa com base nas seguintes questões:

– Qual a necessidade/problema que você deseja resolver?

– Quem é seu público alvo?

– Quais os benefícios do seu serviço/produto, ele resolve a necessidade?

– Qual o seu diferencial/ inovação?

– Qual o potencial e o que você espera com esse discurso?

 

Os juízes irão avaliar cada participante/equipe com base em quão convincente foi a apresentação do seu Plano de Negócio, se o juiz ficou querendo saber mais sobre a empresa como um potencial investidor. As melhores apresentações são aquelas que captam a atenção de um investidor a ponto dele querer de marcar uma reunião de acompanhamento para uma discussão mais aprofundada por acreditar que esta empresa representa um bom  investimento.

 

  1. PREMIAÇÃO

Cada Plano de Negócios que for para a Segunda Etapa receberá 1 entrada cortesia para participar da solenidade de premiação da 2a CPNC que acontecerá durante a PROCERVA FESTA dia 12/08/2017 no Museu Oscar Niemeyer.

 

Serão premiados os três primeiros colocados da seguinte maneira:

1º Colocado:

* Consultoria individual e detalhada com o Pete Slosberg

* 1 vaga gratuita para o curso “Como montar a sua cervejaria” da ESCM em Blumenau, SC (devendo realizar o curso até jul/2018) +  Hospedagem em Blumenau no período do curso (Hotel em quarto simples c/ café da manhã) +  Ajuda de custos para alimentação no período do curso (R$ 30,00/dia)

* 1 vaga gratuita para o curso de “Sommelier de Cervejas” da Universidade Positivo em Curitiba, PR (devendo realizar o curso até jul/2018).

 

2º Colocado:

*Cheque no valor de R$ 1.200,00 em cursos da ESCM (válido até jul/2018)

 

3º Colocado:

* Cheque no valor de R$ 600,00 em cursos da ESCM (válido até jul/2018)

 

 

  1. COMISSÃO AVALIADORA

A Comissão avaliadora será formada por três membros altamente qualificados:

Pete Slosberg: Mentor oficial com a SCORE uma organização que promove aconselhamento gratuito e ilimitado à qualquer pessoa negócios. Em 1986 fundou de Pete’s Brewing Company para produzir cervejas de classe mundial e se divertir fazendo isso. A Pete’s Brewing foi a segunda maior cervejaria artesanal no país e teve 10 anos consecutivos de crescimento anual superior a 100%, produzindo até 500.000 hl/ano até ser vendida.

Ronaldo Flor: Formado em Psicologia pela UNG, Pósgraduado em Psicoterapia Reichiniana pelo Instituto Sedes Sapiente, em Administração pela FAAP e com M.B.A. empresarial pela Dom Cabral/Kellogg. Atualmente Sócio Proprietário da Cervejaria Gaudenbier de Curitiba, PR e Conselheiro das empresas Oxford Porcelanas S.A. e Hunter Fan Co.

Leonardo Jianoti: Economista, empresário e investidor-anjo em diferentes companhias nascentes através da Curitiba Angels e Sócio-fundador da CWB Capital, casa de investimentos especializada em avaliação e venda de empresas, fusões e aquisições e gestão de participações em novos negócios.

 

  1. INSCRIÇÕES

– Cada inscrição tem o valor de R$50,00 + R$4,00 taxas

– O participante individual ou líder da equipe deverá se cadastrar e realizar o pagamento apenas on-line, no período de 08 a 24 de julho de 2017,  apenas pelo endereço eletrônico: www.2cpnc.eventbrite.com.br

– O participante individual ou líder da equipe deverá enviar o Sumário Executivo do Plano de Negócios em formato pdf no período de 08 a 24 de julho de 2017 apenas para o email [email protected] com o Assunto: 2CPNC_Título do Projeto

 

  1. DATAS IMPORTANTES

– 07/07/2017 Divulgação do Regulamento da 2a CPNC

– 08 a 24/07/2017 Inscrição, pagamento e envio do Sumário Descritivo escrito

– 31/07/2017 Confirmação de participação na Segunda Etapa

– 11/08/2017 Segunda Etapa – Apresentações Orais

– 12/08/2017 Resultado do Vencedor divulgado durante a PROCERVAFEST

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

– Somente serão consideradas as inscrições que estiverem em conformidade com as normas estabelecidas neste Regulamento e devidamente pagas e Sumários Executivos enviados até as 23:30 da data limite de 24/07/2017.

– A 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja se reserva o direito de usar qualquer material preparado para a 2a CPNC para promoção e divulgação do evento. A 2a CPNC poderá filmar a competição e usar qualquer parte das filmagens para divulgação.

– As apresentações orais e sessões de perguntas e respostas, são abertas ao público em geral. Quaisquer dados ou informações divulgadas ou discutidos em sessões públicas por participantes devem ser consideradas informações que podem possivelmente entrar no domínio público e os participantes não devem assumir qualquer direito de confidencialidade de quaisquer dados ou informações discutidas, divulgados ou apresentados nestas sessões.

– A 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja não se responsabiliza por direitos autorais do material apresentado pelos participantes.

– Casos omissos, dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento, serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja.

– Dúvidas e questões devem ser enviadas para o email [email protected]

 

Curitiba, PR, 07 de julho de 2017

Comissão Organizadora da 2a Competição de Planos de Negócio de Cerveja

 

  1. ANEXO

Exemplos:

  1. www.youtube.com/watch?v=V88cK-aYKow&app=desktop
  2. www.youtube.com/watch?v=hTnQKWN9fz8
  3. www.mude.nu/elevator-pitch-apresente-se-no-tempo-de-uma-viagem-de-elevador
  4. www.negociodozero.com.br/como-criar-um-elevator-pitch-eficiente
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Eleita a nova chapa da PROCERVA para o biênio 2017/2018

Na última segunda-feira, 17 de outubro de 2016, foi feita a assembléia geral da PROCERVA para apresentar as contas e conversar sobre as ações da atual gestão. Além de eleger a nova chapa para o biênio 2017/2018.

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Cervejarias presentes na Assembléia

 

A chapa eleita foi:

PRESIDENTE – Richard Buschmann – Bastards

VICE-PRESIDENTE – Jacir Cavalheiro – BierHoff

TESOUREIRO – Paulo Bobato – Oner

MARKETING – Anuar Tarabai – F#%*ing Beer

DIRETOR DO INTERIOR – Marcus Von Borsten – Von Borsten

CONSELHO FISCAL 1 – Ronaldo Flor – Gauden

CONSELHO FISCAL 2 – Luciano Wengrzinski – Wensky

CONSELHO FISCAL 3 – Ricardo Seara – Ogre

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Nova diretoria da PROCERVA – Gestão 2017/2018

 

E algumas palavras do presidente Luciano Wengrzinski sobre a sua gestão e os votos para a próxima.

“Gostaria de agradecer à todos os associados da Procerva pela confiança que depositaram na gestão 2015/2016 e à todos os membros da diretoria que comigo formaram esta administração e a todos os demais associados que de alguma forma estiveram atuantes , sem esquecer da antiga diretoria que nos passou uma Procerva forte e com rumos definidos. Deixo aqui meu total apoio e sucesso à nova diretoria, continuarei atuante e disposto a contribuir com a nova diretoria para manter cada vez mais à nossa associação unida e fortalecida.

Meu muito obrigado.
VIDA LONGA À PROCERVA!”
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PETE SLOSBERG é um dos palestrantes confirmados para o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais

PETE SLOSBERG é um dos palestrantes confirmados para o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, que será realizado em Curitiba de 9 a 11 de Junho, e falará sobre as tendências do mercado cervejeiro.

Em 1986, Pete Slosberg fundou de Pete’s Brewing Company para produzir cervejas de classe mundial e se divertir fazendo isso.

A Pete’s Brewing recebeu diversas medalhas de ouro e foi a segunda maior cervejaria artesanal com 10 anos consecutivos de crescimento anual de mais de 100%, produzindo até 500.000 hectolitros por ano, até ser vendida.

PETE SLOSBERG é mentor oficial com a SCORE, uma organização que dá aconselhamento gratuito e ilimitado a qualquer pessoa de negócios.

Garanta sua vaga nas palestras e atividades do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, acessando: http://www.procerva.com.br/festival2016/

 

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Medalhas paranaenses no Concurso Brasileiro de Cerveja

Se tem uma coisa que o Paraná pode se orgulhar é cerveja!

No dia 08 de março ocorreu na cidade de Blumenau-SC a premiação do 4º Concurso Nacional de Cervejas, premiação de maior importância nacional homenageando a 3ª bebida mais consumida do mundo.

Com mais de 800 rótulo participantes, foram premiadas 226 cervejas e destas, 40 medalhas são da nossa terra cervejeira. O Paraná com as suas 40 cervejarias associadas representou neste concurso 17% das conquistas nacionais no quesito qualidade de Cerveja. Foram 8 medalhas de ouro, 16 medalhas de prata e 16 medalhas de bronze. Além disso conquistamos a segunda melhor cerveja do evento e a 3ª melhor cervejaria com a Bodebrown.

Não é de hoje que nosso Estado vem se consolidando como um polo e uma referencia em produção da bebida e a edição deste concurso veio para consolidar e mostrar o que todos já sabiam: Fazemos cervejas como ninguém.

Ano que vem tem mais. Parabéns e sucesso a todas as cervejaria paranaenses.

Segue abaixo a listagem com todas as medalhas.

Estilo Cerveja Cervejaria Medalha Observação
Belgian-Style Dark Strong Ale Bier Hoff 20 Bier Hoff Microcervejaria Bronze
German-Style Schwarzbier Bier Hoff Nigra Bier Hoff Microcervejaria Bronze
Light American Wheat Beer With Yeast Bier Hoff American Wheat Bier Hoff Microcervejaria Bronze
American-Style Sour Ale SourPunk Bodebrown Prata
Belgian-Style Quadrupel 4-Bles Bodebrown Prata
Robust Porter Robust Porter Bodebrown Bronze
Session India Pale Ale Perigosa Baby Bodebrown Ouro
Specialty beer Bolachinha de Natal à Brasileira – Speculoous Bodebrown Prata
Wood- and-barrel- Aged Sour Beer Tripel Montfort Merlot 10% Bodebrown Bronze
Wood- and-barrel- Aged Strong beer Hair of the Bode Barley Wine 11,7% Bodebrown Prata
Wood- and-barrel- Aged Strong beer Atomga Cherry 10% Bodebrown Ouro
American-Style Amber/Red Ale Bernstein Amber Ale Brauerei Schultz Bronze
Rye Beer RedCor Ryequeoparta Cervejaria Araucária Ouro * 2º LUGAR BEST OF SHOW COMERCIAL
Light American Wheat Beer Without Yeast Ignoru’s Grand Cayman Cervejaria Bonatto Bronze
Belgian-Style Table Beer Belladonna Cervejaria Cathedral Prata
Dark American-Belgo-Style-Ale Session Belgian IBA Cervejaria Cathedral Bronze
Field Beer Carrot Cake Ale Cervejaria Cathedral Bronze
German-Style Heller Bock/Maibock Cathedral Helles Bock Cervejaria Cathedral Prata
Pale American-Belgo-Style Ale Cathedral Belgian IPA Cervejaria Cathedral Prata
Session Beer Hoppy Lager Cervejaria Cathedral Bronze
Old Ale Insana Pinhão Cervejaria Insana Bronze
Fresh or Wet Hop Beer Gambler Cervejaria Jokers Ouro
American-Style Amber Lager Palta X-Lager Cervejaria Palta Bronze
Smoke Beer Palta Smoked India Cervejaria Palta Prata
English-Style Summer Ale Providência Jararapa – Pale Ale Cervejaria Providência Bronze
South German-Style Kristal Weizen Santo Prazer Weiss Cervejaria Santo Prazer Bronze
Belgian-Style Pale Ale GaudenBier Pale Ale GaudenBier Prata
British-Style Imperial Stout DUM Petroleum GaudenBier (DUM) Ouro
Session Beer Mestre-cervejeiro.com Session Porter por DUM GaudenBier (DUM) Prata
Classic English-Style Pale Ale Klaus Bier Helles Ale GaudenBier (Klaus) Bronze
Berliner-Style Weisse Morada Cupuaçu Sour GaudenBier (Morada) Prata
Contemporary Gose Morada CDB GaudenBier (Morada) Prata
Scotch Ale Morada Gasoline Soul GaudenBier (Morada) Ouro
British-Style Barley Wine Ale Pagan Dragon’s Blood Wine GaudenBier (Pagan) Prata
International-Style Pale Ale Haus Dreizehn Miss Luise Haus Dreizehn Prata
California Common Beer Über Lager Ogre Beer Bronze
American-Style India Pale Ale Hopbite IPA Swamp Brewing Ltda Ouro
Belgian-Style Fruit Beer Farmhouse Ale Gabiroba Way Beer Prata
Wood- and-barrel- Aged beer Saison Red Wine Barrel Aged Way Beer Prata
Wood- and-barrel- Aged Sour Beer Sour Barley Wine Way beer Ouro
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Regulamento do South Beer Cup 2016

A Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (PROCERVA) tem a honra de sediar, pela primeira vez em Curitiba, o “South Beer Cup, Copa Libertadores da Cerveja “. Na sua sexta edição, o South Beer Cup é o mais importante concurso sul americano de cervejas artesanais. Realizado anualmente, o South Beer Cup visa reconhecer e premiar as melhores cervejas da América do Sul.

Em 2016, o “South Beer Cup, Copa Libertadores da Cerveja ” ocorrerá durante o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, que vai do dia 9 a 11 de junho.

O regulamento em português pode ser baixado neste link.

O regulamento em inglês pode ser baixado aqui.

Sucesso a todos os participantes.

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Curitiba vira “Vale do Silício” cervejeiro

Curitiba vira “Vale do Silício” cervejeiro

Microcervejarias da capital aproveitaram troca de experiências e interesse pela bebida artesanal para conquistar repercussão nacional

Reconhecida hoje como um celeiro de startups que recorrem à tecnologia para lançar novas plataformas e serviços inovadores, Curitiba também tem se firmado como o reduto de um grupo de entusiastas que caminha na direção contrária, se valendo de conhecimentos milenares e receitas passadas de geração em geração para transformar a paixão pela cerveja artesanal em profissão. Aqui, cozinhas e garagens fazem as vezes de laboratórios e incubadoras, enquanto familiares e amigos assumem o papel de “mentores”, com a responsabilidade de “testar” o produto final e analisar se ele está pronto para o mercado.

Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), das 34 empresas do ramo no estado, 25 estão localizadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo que 16 estão sediadas na capital – o número pode ser maior, visto que nem todas são filiadas à entidade. Assim como o boom dos pequenos negócios de tecnologia, o fortalecimento da “nova geração” dos cervejeiros artesanais é recente, remontando ao fim da década passada. Similaridades entre os ecossistemas de startups e de microcervejarias da capital, inclusive, não faltam – principalmente no que se refere à troca de experiências, compartilhamento de espaços e forte ligação entre os seus membros.

Na grande maioria, trata-se de cervejeiros caseiros que começaram a produzir por hobby e, ao “acertar a mão”, decidiram investir no negócio próprio. Caso do fundador da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) e sócio da Way Beer, Alessandro Oliveira. A criação da associação, em 2010, e o início dos trabalhos da cervejaria Bodebrown, em 2009, que passou a vender os insumos para as bebidas e dar aulas de como produzir a cerveja em casa, estão entre os acontecimentos que ajudaram a sedimentar o caminho para os novos empreendedores.

“Conseguimos alguém para importar os insumos e tínhamos espaço para montar uma escola. E assim conseguimos formar um grande número de cervejeiros caseiros na cidade, que ao mesmo tempo são formadores de opinião” relata Oliveira. A estimativa de Samuel Cavalcanti, fundador da Bodebrown, é que 2,5 mil pessoas tenham passado pela escola da cervejaria desde então – o que também fez surgir uma nova demanda de consumidores.

Produção terceirizada facilita negócios

Uma das vantagens que facilita o surgimento de novas microcervejarias em Curitiba e região é o fato dos empreendedores não precisarem arcar com os custos de possuir uma fábrica própria. Em geral, a produção ocorre sob demanda e é centralizada em poucos locais – os tanques da Gauden Bier, em Santa Felicidade, que têm capacidade para produzir 120 mil litros por mês, estão entre os mais procurados. A Bodebrown e a Way Beer, de Curitiba, e a Anhangava, de Quatro Barras, estão entre as poucas microcervejarias com produção própria.

Outro ponto reforçado pelos empresários é a boa adesão dos curitibanos à cerveja artesanal. “É impressionante notar como desde o primeiro momento o público curitibano comprou a nossa briga. É uma ‘tribo’ que herdamos do rockabilly, dos carros antigos, que já eram consumidores da Diabólica (uma das cervejarias pioneiras da cidade)”, relata o co-fundador da Morada Cia Etílica, André Junqueira.

Apesar do boom recente, é consenso de que o ecossistema de microcervejarias em Curitiba e região ainda é incipiente e tem potencial para crescer. “Em cinco anos, ganhamos prêmios internacionais e o mundo lá fora reconheceu Curitiba. Podemos ser, para a cerveja artesanal, o que Bento Gonçalves é para o vinho”, afirma o fundador da Bodebrown, Samuel Cavalcanti.

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COPA DE 9 A 11 DE JUNHO EM CURITIBA
Curitiba será sede em junho da South Beer Cup, evento que reúne microcervejarias de toda a América Latina e contempla a avaliação das bebidas por uma banca de juízes.

UMA LUTA ANTIGA
Uma das principais reivindicações dos cervejeiros é a revisão da tributação que incide sobre as microcervejarias – na prática, não há distinção de obrigação fiscal entre as grandes empresas de bebidas e as que produzem em pequena escala. O fato de boa parte da matéria-prima ser importada é outro fator que pressiona os custos de produção, ainda mais em tempos de dólar a R$ 4. “Acredito que o setor poderia ter crescido muito mais não fossem as dificuldades que nos são impostas pela alta carga tributária, que em alguns casos chega a ser maior do que a das megacervejarias”, afirma o presidente da Procerva e fundador da Wensky Beer, de Araucária, Luciano Wengrzinski.

 

Fonte: Gazeta do Povo – Texto publicado na edição impressa de 18 de janeiro de 2016

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Nota de Falecimento

Nesta manhã tivemos uma grande perda de um nobre amigo,  um cidadão de grande caráter e simpatia fantástica. Querido amigo seu sorriso jamais iremos esquecer! Que Deus conforte o coração dos familiares e de nós amigos. Suas boas ações que aqui fez irão sempre te manter vivo pois só morremos quando deixamos de sermos lembrado! !! Descanse em paz nobre Marcos S. Junior!
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Festival de Cerveja de Londrina 2015

No próximo dia 14 de novembro é dia de Londrina e região celebrar a cultura da cerveja artesanal com as cervejas dos associados da PROCERVA. Ele será realizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Com o objetivo de trazer conhecimento sobre o universo das cervejarias artesanais, o Festival irá contar com a presença de cerca de 50 tipos diferentes de cerveja, além de praça de alimentação e de shows de bandas locais. Os ingressos para o Festival custam 50 reais (primeiro lote), destes, 25 reais são destinados para a consumação no local. Mais informações na página do evento.