Notícias

Festival Brasileiro da Cerveja 2018 em Blumenau

By 7 de fevereiro de 2018 novembro 13th, 2019 No Comments

Posicionamento Oficial sobre o não comparecimento de algumas cervejarias associadas a PROCERVA no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau no ano de 2018.

A PROCERVA, assim como todas suas cervejarias associadas, reconhecem a importância do Festival Brasileiro da Cerveja para o setor. No entanto em 2018 Os grandes conglomerados cervejeiros voltaram ao festival, e por motivos de recursos limitados, comparado ao dessas grandes cervejarias, nosso acesso ao festival acaba sendo prejudicado e o baixo retorno financeiro impossibilita nossa presença e maior representatividade.

O número elevado de cervejarias expositoras no Festival Brasileiro da Cerveja diminui o ticket médio dos estantes e o crescente valor do ingresso para o público pagante também contribui para este posicionamento. É preciso levar em consideração que incentivos e créditos fiscais que as cervejarias de Santa Catarina possuem, diminuem a competitividade das cervejarias de outros estados.

Importante ressaltar também que a PROCERVA e as cervejarias artesanais que defendem o posicionamento aqui descrito, sempre buscam um diálogo aberto e direto com a organização do Festival. Porém este ano não foi possível encontrar um acordo onde ambas partes concordassem.

Buscaremos focar nossas ações de 2018 em prestigiar e desenvolver festivais próprios e também eventos nos quais os benefícios possam abranger e alcançar um saldo positivo e de interesse tanto para o público participante como para as cervejarias expositoras.

Lembramos portanto que as cervejarias artesanais que aqui se manifestam, que não constitui a totalidade das empresas associadas a PROCERVA, possuem um posicionamento de não comparecerem ao Festival Brasileiro da Cerveja 2018 em Blumenau