Quedas de 70% ou mais nas vendas. Redução nas equipes e salários dos colaboradores. Diminuição na produção e na facilidade de acesso ao crédito. Crescimento mesmo, só na inadimplência dos clientes, que mais que dobrou.

Estas foram algumas conclusões da segunda etapa do estudo realizado pela PROCERVA para medir o impacto da pandemia de COVID-19 nas cervejarias paranaenses, realizada entre setembro e outubro.

O mais preocupante é que de lá para cá a crise do setor só aumentou. Durante a realização dessa segunda pesquisa, estávamos numa época onde as restrições ao comércio e à circulação eram mais brandas, e mesmo assim o cenário continuava preocupante. Uma apresentação da pesquisa pode ser baixada aqui. O Carlos da Ogre Beer gravou um vídeo explicando em detalhes no nosso canal do YouTube, confira aqui.

Neste período, com o agravamento da situação e aumento das restrições, a tendência é que os índices estejam mais parecidos com os da primeira etapa da pesquisa, realizada em maio (ela está disponível aqui). Neste estudo, metade das empresas do setor já considerava o risco de precisar fechar as portas definitivamente.  

Vale ressaltar que isto tudo está ocorrendo justamente na época de maior volume de vendas, o que deixa o setor ainda mais vulnerável.

Com os cancelamentos de festa de fim de ano de empresas, eventos de amigo secreto, dentre outras confraternizações, agrava ainda mais a situação de nossos associados. As pessoas estão em casa e com isso não frequentam o comércio para comprar presentes de natal, outra grande receita das cervejarias.

Sendo assim, a PROCERVA reforça as dicas de consumo seguro: growler para levar, bares que fazem entrega, lojas que estão seguindo as normas onde ele pode comprar kits, garrafas e latas para consumir em casa ou para presentear os amigos.

Juntos iremos superar essa pandemia e esperamos nos encontrar nos festivais em breve.

Saúde a todos!